ATUALIDADE

Professora critica livros evangélicos para mulheres: “índice de mulheres com depressão é enorme


A literatura evangélica dirigida a mulheres tende a orientá-las para que sejam boas esposas, boas mães e boas donas de casa, confirmando um papel entendido como natural e a elas conferido por ordem divina.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
“Essa maneira de conceber o feminino tem sido um dos grandes problemas para a superação da dominação de gênero. A carga de culpa das mulheres por não corresponderem àquilo que é considerado ‘coisa de mulher’ é enorme”, declarou em entrevista para o Instituto Humanitas a professora Sandra Duarte de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo.
A mulher ideal descrita por esse tipo de literatura é concebida, na maioria das vezes, “como uma mulher domesticada de acordo com o padrão patriarcal da cultura”, definiu a pesquisadora. Essa mulher idealizada está no mercado de trabalho, tem que administrar tarefas domésticas, cuidar dos filhos, do marido.
Mas uma mulher comum não dá conta disso tudo, assinala a professora da Metodista. “Não é a toa que, na atualidade, o índice de mulheres com depressão que se acham fracassadas é enorme”, afirmou.
Apesar das muitas conquistas das mulheres em vários campos da vida, a identidade delas continua sendo afirmada a partir do casamento, da maternidade e de todas as representações que envolvem essa condição. “O acúmulo de atribuições inviabiliza uma vida saudável”, disse Sandra Duarte.
Boa parte dos livros evangélicos direcionados a mulheres “desculpam os homens por serem do ‘jeito que são’”, frisou. Sandra entende que, por não conseguirem conciliar toda a carga simbólica que carregam, as mulheres estão em crise, que as faz buscar respostas no campo religioso.
“Quando falamos de religião estamos falando de sistemas simbólicos. As representações do feminino e do masculino são construções socioculturais, portanto, são aprendidas. Por força do processo dialético de produção da sociedade, os sujeitos sociais passam a acreditar que essas representações são naturais”, explicou.
A religião pode, pois, contribuir para a naturalização dessas representações quando as afirma como sagradas, mas também pode funcionar como desconstrutora de relações de dominação de gênero, assinalou.

Fonte: ALC



_________________________________________________________________________________________________



PLC 122 oficialmente acabou: Marta Suplicy decide encerrar projeto após reunião com bancada evangélica.



O senador Magno Malta(PR-ES) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP) se reuniram em um almoço no gabinete do senador evangélico e decidiram “enterrar” o Projeto de Lei 122 que criminalizava todo opinião contrária ao homossexualismo.
O projeto foi elaborado pela ex-senadora Iara Bernandi em 2006 e chegou a ser arquivado pelo Senado Federal, mas no começo de 2011 foi desarquivado pela senadora do PT que passou a ser a relatora do processo.
O PL 122 foi severamente criticado por parlamentares e principalmente pelas frentes evangélicas, católicas e da família que armaram uma verdadeira guerra para que o PL, interpretado por eles como inconstitucional, não fosse aprovado.
” O projeto que criminaliza a homofobia, da ex-senadora Iara Bernardi, é eivado de inconstitucionalidade e vai contra a família. A Própria relatora percebeu a insatisfação da maioria em virtude do contexto da PL 122, que só contempla um segmento e o preconceito é enraizado no Brasil e criminosamente atinge todas
As classes sociais e segmentos da comunidade”, explicou Magno Malta
Participaram também da reunião o senador Walter Pinheiro (PT/BA), deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), deputado federal Lauriete Almeida (PSC/ES) e o deputado Gilmar Machado (PT/MG).
Aos parlamentares presentes nesse almoço, o senador evangélico lembrou que outros grupos da sociedade também sofrem preconceito. “Pobres, deficientes, povos de várias raças, nômades, religiosos e idosos sofrem preconceito. É importante conscientizar a sociedade e criar leis para acabar com todo o tipo de preconceito no Brasil.”

UMA VITÓRIA PARA A FAMÍLIA BRASILEIRA!




LIBERAÇÃO DO USO DA MACONHA

O ministro Celso de Mello (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu indício ontem de que votaria a favor da liberação do uso da maconha para uso de cultos religiosos.
Ele fez uma comparação com a utilização já permitida do consumo de chá de ayahuasca – uma substância psicotrópicas – pelas igrejas do Santo Daime e da União do Vegetal.
Disse que o uso do psicotrópico, nesse caso, está vinculado à “liberdade de crença, de culto, de organização religiosa e a liberdade contra a interferência do Estado”, conforme previsto na Constituição.
Algumas igrejas do Santo Daime já usam em seus cultos a maconha, chamada de Santa Maria, o que causou um racha entre os daimistas, com acaloradas discussões entre eles.
Uma dessas igrejas seria a Céu de Maria, fundada pelo cartunista Glauco, de acordo com denúncia de Emiliano Dias, o Gideon Lakota. Glauco foi assassinado em março de 2010 por Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, que estaria sob efeito de maconha, além de sofrer de transtornos mentais.
O uso da maconha em rituais daimistas teria começado já com um dos fundadores da seita na Amazônia, o Sebastião de Mota Melo (1920-1990), na denúncia de Lakota.
Celso Mello foi o relator da ação que liberou na quarta-feira (15) pela unanimidade dos votos dos ministros do STF a marcha da maconha que ocorre todo ano em diferentes regiões do país. Ele disse que, no seu voto sobre essa questão, “praticamente sugeriu” que o uso da maconha por religiões fosse levado à apreciação daquela Corte.


PASTOR QUE QUEIMOU ALCORÃO TECE CRÍTICAS A OBAMA      

Terry Jones voltou a dizer neste domingo que não se sente responsável pela violência e mortes no Afeganistão.




Terry Jones, o pastor da igreja da Flórida na qual o Corão foi queimado, criticou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o chefe militar do país no Afeganistão, David Petraeus, pelas censuras que ambos fizeram em relação à profanação do livro sagrado dos muçulmanos.



Em um breve comunicado distribuído na noite deste domingo, Jones disse que as declarações de Obama e Petraeus “são totalmente inconstitucionais”.



Os dois repudiaram a violência desencadeada pela queima do Corão na igreja de Gainesville, na Flórida, sob direção de Jones. Além disso, eles censuraram também a profanação do Corão –natureza dos atuais protestos no Afeganistão que mataram vários civis, inclusive funcionários da ONU.



Segundo o pastor, “o trabalho do presidente dos Estados Unidos e de qualquer outro funcionário do governo é a defesa da Constituição dos Estados Unidos”.



“Se quiserem condenar essa ação, que o façam, mas como cidadãos privados e não como membros do governo”, disse Jones.



Também no comunicado, o pastor reiterou que não se sente responsável pela disseminação de violência e pelas mortes no Afeganistão.



Fonte: Folha Online










O Clima Atual e a profecia de Isaías


Quando assisti (uns dois anos atrás) ao documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente" (lançado em 2006), fiquei chocado com a forma como tratamos o nosso planeta. O filme é um alerta sobre o aquecimento global e como num curto prazo de tempo, podemos ruir o ecossistema de todo o planeta.






De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (PIMC), apoiado pela ONU , as temperaturas globais poderão aumentar entre 1,4° C e 5,8° C entre 1990 e 2100. Esse aumento das temperaturas, por sua vez, poderá provocar outras mudanças, inclusive no aumento do nível dos oceanos, e alterar a quantidade e o padrão das chuvas. É bem provável que tudo isso aumente a frequência e a intensidade de eventos meteorológicos extremos como inundações, secas, ondas de calor, furacões e tornados ao redor do mundo. Isso já é assistido por nós nos noticiários nacionais e internacionais.






A revista Superinteressante, em outubro de 2005 trouxe uma reportagem sobre: O Começo do Fim. Há um trecho que diz: "A temperatura média do planeta subiu 0,7ºC no último século. Nas últimas décadas, geleiras tidas como eternas começaram a derreter, enchentes e secas se tornaram mais violentas, ondas de calor mataram milhares [...] E o pior: foi só o começo. Nos próximos 100 anos, prevê-se que a temperatura aumentará entre 1,4ºC e 5,8ºC. Se considerarmos que 0,7ºC causou tudo isso, dá para dizer que a palavra 'apocalipse' não está longe de descrever o que vem por aí. O aquecimento global não é uma ameaça distante: é um perigo palpável, real, e está bem na sua frente".






Há também um grupo de cientistas que está afirmando algo surpreendente sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Segundo esses cientistas, estes fenômenos são causados por alterações no sol e não devido somente à liberação de gases de estufa da Terra. Estudos cuidadosos durante os últimos vinte anos mostram que seu brilho geral e a energia desprendida aumentam levemente à medida que sobe a atividade das manchas solares até seu ponto mais alto em um ciclo de onze anos. Recentemente satélites tem fotografado explosões cada vez mais intensas na superfície solar. Um trabalho do norte-americano Leon Golub, publicado pela revista Astronomy, mostra que erupções solares podem ser as fontes de aquecimentos na coroa, como se fossem "flashes", carregados de raios alfa, gama e ultra-violeta. A emissão desses raios é uma ameaça à nossa camada de ozônio, pois elas exercem pressão de fora para dentro, forçando a camada.






Existe portanto uma grande preocupação sobre o tema do aquecimento global, e esse assunto já faz parte da agenda dos partidos verdes e institutos científicos ao redor do mundo, que defendem uma nova mentalidade de desenvolvimento social sustentável. Mas o quê a Bíblia diz sobre esse tema? Qual é o conceito da Palavra de Deus sobre a nossa relação com o planeta terra?






Há milhares de anos, Jesus profetizou que haveria mudanças no clima: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados". (Lc 21:25-26).






Deus ao criar o homem, o colocou como mordomo do planeta. O grande gerente da terra que trabalharia para a harmonia de todo o sistema, mas o homem se rebelou contra Deus e alterou sua relação com a natureza, prejudicando a si mesmo e ao planeta. Todas as leis instituídas por Deus na condução e manutenção do ecossistema, devem ser respeitadas. Não somente as leis morais dos dez mandamentos. As leis da natureza, as leis do ar, as leis da camada de ozônio, as leis da física e da química, etc. Toda lei quebrada traz consequências sérias no convívio com a natureza. Hoje o aquecimento global é uma consequência da transgressão das leis da vida e da nossa existência ligada ao ecossistema.






O profeta Isaías é um dos mais contundentes sobre este tema, ele diz: "Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores. Porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna". (Isaías 24:5). Mas em particular, há uma profecia em Isaías que chama a atenção diretamente para o aquecimento global, e que confere a desconfiança dos cientistas quanto ao aquecimento sistemático do sol. O profeta afirma: "A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu". (Isaías 30:26 - Grifo do autor)






Temos que ter em mente que o sol é o primeiro astro citado no discurso escatológico de Jesus. Ele disse que haveriam sinais no sol. O termo "luz" citado na profecia de Isaías, refere-se ao calor que será sete vezes maior que o atual, ou igual a soma do calor de sete dias consecutivos. O que cada um de nós já notou é que nos últimos anos, o verão tem se intensificado, os invernos tem sido menores e às vezes nem chegam a incomodar. Os fenômenos ocorridos no sol estão desencadeando mudanças na nossa atmosfera, dando origem a outra série de distúrbios, nos mares, pólos, no derretimento acelerado das geleiras, etc. Neste caso, o homem é imensamente afetado conforme é narrado em outras profecias bíblicas.






Estes sinais que vemos no clima e na natureza, são um anúncio da breve volta de Jesus, e um prenúncio do juízo determinado por Deus para o fim de toda a terra. Nada há que possa ser feito, e mesmo uma consciência mais ?verde? pode retardar, mas não muda os resultados finais desta ação "natural".






Como cristão, não me eximo de ajudar o planeta e o ecossistema, mas isso tudo que está acontecendo não é só fruto do descaso humano, mas um plano bem articulado de Deus para cumprir cada profecia anunciada pelas Escrituras. Para quem não possui fé no Criador e Consumador de todas as coisas, esta é a pior de todas as verdades inconvenientes: O fim está próximo!






Sites consultados:






http://www.ipcc.ch






http://www.acton.org/blog/?/archives/725-Evangelicals-Cool-toward-Global-Warming.html






http://www.astronomy.com
















O IRMÃO FALCÃO VENCEDOR NA ESTRÉIA UFC 123 NOS EUA

Gerald Harris e Maiquel Falcão começaram no puro estudo, que durou boa parte do primeiro round. No minuto final, o gaúcho derrubou e aplicou o ground and pound (ataques no chão). Em seguida, Falcão pegou as costas e encaixou o mata-leão (estrangulamento pelas costas). Harris foi salvo pelo gongo.


Na etapa seguinte, o brasileiro voltou com a mesma proposta de derrubar e bater. O norte-americano até equiparou ações da metade para frente, mas visivelmente cansou. No último assalto, Maiquel administrou a vantagem com chutes baixos que mediam a distância. Gerald ainda esboçou tímida reação, mas não foi suficiente. No fim, vitória por pontos do atleta de Pelotas (RS).

PARABÉNS!!! A IBN MORIÁ CUMPRIMENTA FALCÃO E DANIELLE

-----------------------------------------------------------------------------------------------------




Escrito por Renê na Qua, 10 de Novembro de 2010 21:26


Decisão foi tomada após queixa de um aluno ao superintendente do distrito










Um distrito escolar no sul de Michigan pretende acabar com uma prática milenar de permitir que os Gideões distribuam Bíblias nos corredores de sua escola primária, após a queixa de um aluno ao superintendente do distrito.






Mike Potts, superintendente do distrito disse ao The Christian Post que a instituição não está tomando uma posição sobre o fato das Bíblias das bíblias estarem corretas ou não, mas simplesmente o cumprimento de regulamentações como uma agência governamental. "Não podemos tolerar a passagem de qualquer literatura dessa natureza, independentemente de quem está passando".






Por muitos anos, os Gideões tinham sido autorizados a montar uma mesa no corredor da escola e permitir que os alunos para pegar a Bíblia, de acordo com Potts. A distribuição mais recente ocorreu na quarta-feira e sexta-feira, o superintendente tinha tomado a decisão de acabar com a prática após consulta com o advogado do distrito.






A próxima vez que os Gideões quiserem distribuir Bíblias no distrito, terão que faze-lo na calçada ou fora do terreno da escola, de acordo com Potts.






Mãe de uma aluna, Kristen Finnegan tinha levantado preocupações sobre a prática em uma carta a Potts sobre a distribuição da Bíblia, depois que ela disse que sua filha recebeu uma Bíblia durante o horário escolar. Potts disse que esta foi a primeira denúncia que recebeu sobre o assunto. "Se eu tivesse tido conhecimento da prática, teria parado antes", disse Potts.






O superintendente acrescentou que a decisão não significa que as Bíblias estão proibidas na escola e não vão deter qualquer indivíduo / estudante que estiver com com uma Bíblia.






Kevin Theriot, um advogado com a Alliance Defense Fund, disse que a resposta de Potts seria constitucional, somente se não houvesse outros grupos que foram autorizados a distribuir o material na escola. Ele disse que distribuição de Bíblias fora da escola é constitucional. "Certamente, distribuindo Bíblias na calçada ou fora da escola está protegido discurso. Eles não podem discriminar a distribuição da Bíblia porque é religioso", Theriot disse ao Christian Post.






"Permitir a distribuição de Bíblias na escola não é necessariamente inconstitucional, se outros grupos foram autorizados o mesmo acesso", Theriot explicou, citando o parecer do Tribunal de Peck v. Concelho Upshur Conselho de Educação.






O órgão tinha permitido o Gideões Internacionais para distribuir Bíblias em Escolas Públicas do Condado Upshur em West Virginia, pois a escola tinha uma política neutra, permitindo religiosas e não religiosas semelhantes, incluindo Little League, escoteiros, bandeirantes, 4-H, e Mulher cristã, a Temperança da União, para distribuir literatura na escola.






Potts, que também é superintendente da leitura comunitária das Escolas, disse que os dois distritos continuarão a oferecer um programa que permite aos alunos participar de um programa fora do campus, com instruções bíblicas para uma hora a cada mês.






No âmbito de um programa oferecido pela Bíblia Rural Ministérios, os alunos da Williams Elementary School é dada a opção de participar de um programa de Bíblia na Igreja Batista da Amizade e aqueles em Reynolds Ensino Fundamental podem optar por ir para a Igreja do Nazareno. Potts disse que os pais podem autorizar os seus filhos para serem liberados da escola e receber instrução religiosa em "tempo liberado" Michigan lei.




Fonte: Creio